Diferença entre lâmpada incandescente e lâmpada fluorescente

-->
RESPOSTA RÁPIDA:
- A lâmpada fluorescente tem vida útil maior que a incandescente;
- A lâmpada fluorescente é comercializada por um preço mais elevado que a incandescente;
- A lâmpada fluorescente consome menos energia elétrica que a incandescente;
- A lâmpada incandescente esquenta muito mais que a fluorescente.
RESPOSTA COMPLETA
A diferença básica entre a lâmpada incandescente e a lâmpada fluorescente está relacionada com o mecanismo que cada uma apresenta para a emissão de luz.
A primeira (incandescente) emite luz quando uma corrente elétrica passa pelo filamento de tungstênio, aquele fiozinho que fica no meio da lâmpada, aquecendo os átomos que o compõem e gerando luminosidade. Já no segundo tipo de lâmpada (fluorescente), a luz é emitida por um gás. A maior parte da energia fornecida na lâmpada fluorescente é transformada em luz, e, por esse motivo, ela tem um rendimento muito maior que a lâmpada incandescente, que produz muito mais calor, esquentando mais, consequentemente.
A durabilidade de uma lâmpada incandescente é muito inferior à de uma fluorescente, pois o filamento de tungstênio vai se estragando com o uso da lâmpada. A vida útil de uma lâmpada incandescente tem o limite médio de 1.000 horas, enquanto a de uma lâmpada fluorescente pode chegar a 8.000 horas.
Uma das evidências de que as lâmpadas fluorescentes são mais econômicas é o fato de elas conseguirem atingir a mesma luminosidade que as incandescentes, tendo potência (em WATTS) muito menor que estas. Por exemplo: É possível substituir uma lâmpada incandescente de 60 W por uma fluorescente de 15 W sem prejuízo de luminosidade.
Apesar dessas vantagens econômicas das lâmpadas fluorescentes, elas são vendidas por um preço muito mais elevado que as incandescentes. Entretanto, o investimento pode ser compensador, tendo-se em vista as posteriores reduções no consumo mensal de energia elétrica.


INDO ALÉM
Existem diferentes tipos de lâmpadas fluorescentes e, para que funcionem, elas precisam de reatores eletrônicos. As fluorescentes de uso doméstico vêm com um reator incorporado, o que torna possível usá-las em um bocal para lâmpada comum. Por esse motivo, essas lâmpadas são chamadas “fluorescentes compactas”. Outros tipos de lâmpadas fluorescentes, que não são usadas em casa, são as circulares e as tubulares.
Cuidados ao adquirir uma lâmpada fluorescente
Há alguns cuidados que se devem tomar antes de se adquirir uma lâmpada fluorescente. O primeiro deles diz respeito à cor da luz que é emitida pela lâmpada. As lâmpadas incandescentes, as mais antigas e ainda mais utilizadas, emitem em geral uma luz de cor amarelada; já as fluorescentes, em sua maioria, emitem uma luz clara, branca; às vezes, são chamadas “frias”. As luzes com aspecto muito frio podem deixar certos ambientes um pouco desconfortáveis, como quartos, salas, etc. Por isso, há algumas lâmpadas fluorescentes que emitem luz da mesma cor que as incandescentes e são aconselháveis para ambientes de descanso. Em locais em que há muita atividade, como cozinhas, as lâmpadas de cores mais claras podem ser usadas.
Na hora da compra, para saber qual é o aspecto da cor da lâmpada que será adquirida, é preciso observar um valor na embalagem referente à “Temperatura de Cor”, que é dado em graus kelvin (K). Os aspectos de cor podem variar entre “branco”, “azulado” e “amarelado”. Quanto maior for a Temperatura de Cor da lâmpada, mais “frio” será o aspecto da luz por ela emitida. Assim, quando a Temperatura de Cor de uma lâmpada for de até 3.500 K, seu aspecto será “morno” ou “amarelado”; quando o valor informado na embalagem estiver entre 3.300 e 5.000 K, a lâmpada terá aspecto “neutro” ou “branco”; e quando esse valor for maior que 5.000 K, o aspecto será “frio” ou “azulado”.
Veja o resumo abaixo dos possíveis aspectos da luz da lâmpada:
Até 3.500 K – “morna” ou “amarelada”
Entre 3.300 e 5.000 K – “neutra” ou “branca”
Acima de 5.000 K – “fria” ou “azulada”
Obs.: A Temperatura de Cor equivalente à de uma lâmpada comum amarelada (incandescente) é 2.700 K. As lâmpadas de aspecto frio comercializadas nos supermercados costumam ter Temperatura de Cor igual a 6.400 K. É preciso prestar atenção, pois alguns supermercados comercializam apenas estas últimas, ou elas são sempre a maioria do estoque.
Outro cuidado que se deve tomar ao comprar lâmpadas fluorescentes compactas está relacionado com a luminosidade que se poderá obter com elas. A informação a respeito da luminosidade da lâmpada é fornecida na embalagem, por meio da indicação de “Fluxo Luminoso”, em lumens (lm). Essa informação é mais importante que a potência em Watts (quando se quer analisar a luminosidade). Para se ter uma noção de qual deverá ser o valor do Fluxo Luminoso de uma lâmpada fluorescente para que sua luminosidade seja equivalente à de uma incandescente de potência específica, basta dividir o valor do Fluxo Luminoso por 10. O resultado dessa divisão se aproximará do valor de potência (em Watts) de uma lâmpada incandescente. Por exemplo: Se você verificar a embalagem de uma lâmpada fluorescente, e ela estiver indicando 1.000 lm, isso significa que ela equivale a uma lâmpada incandescente de 100 W. Esses valores são aproximados.
É comum que as diferentes marcas de lâmpadas fluorescentes compactas explicitem na embalagem a sua equivalência em relação às lâmpadas incandescentes. Geralmente, lâmpadas incandescentes de 100 W podem ser substituídas por fluorescentes de aproximadamente 20 W; fluorescentes de 15 W são geralmente equivalentes a incandescentes de 60 W.
Há, no mercado, lâmpadas fluorescentes com diferentes durabilidades. Deve optar-se por aquelas com indicação de maior vida útil. É comum que as lâmpadas fluorescentes tenham uma vida útil de até 8.000 horas.
Precauções no uso das lâmpadas fluorescentes
A vida útil das lâmpadas fluorescentes é realmente mais longa que a das incandescentes, entretanto, há certas condições que devem ser satisfeitas para que tal durabilidade seja garantida.
A vida útil de uma lâmpada fluorescente diminui se o número de acendimentos for muito alto. Por esse motivo, não é aconselhável usá-las em ambientes em que haja muita circulação de pessoas e em que se tenha de acender e apagar a luz muitas vezes, como banheiros, corredores com sensores de movimento, etc.
Essas lâmpadas devem ser usadas em locais em que haja a permanência de pessoas por um período prolongado, a fim de que o intervalo entre um acendimento e outro não seja curto.
Não é aconselhável desligar uma lâmpada fluorescente para se ausentar de um local por um período curto, de poucos minutos. Intervalos curtos entre acendimentos diminuem a vida útil do produto.

Pesquisar outras diferenças:

(ex.: diferença entre diet e light)